terça-feira, 2 de outubro de 2012

Multitarefa


A capacidade de realizar diversas tarefas, ao mesmo tempo, pode ser explicada do seguinte maneira: O MS-DPS é monotarefa, ou seja, se eu estivesse a trabalhar com um editor de texto, se quisesse trabalhar com um outro programa, devia fechar o editor de texto primeiro e depois executar o programa. Diferente disso um sistema operacional multitarefa permite trabalhar com diversos programas ao mesmo tempo. Quando um utilizador executa mais de um comando ao mesmo tempo, geralmente é apenas um que necessita a interação com o utilizador. Os SO executam dois ou mais programas em simultâneo. Na verdade o que o processador faz é atribuir fracções de tempo aos programas que estão a executar.


Multitarefa cooperativa:
Executa dois ou mais programas em simultâneo mas o programa que está em primeiro plano tem controlo sobre o processador.

Multitarefa preempetiva:
É o processador que controla a execução dos programas, desta forma permite ao sistema operativo recuperar o controlo caso um programa bloqueie

Multitarefa multithreading:
Executa mais que uma tarefa do mesmo programa. Os programas criam threads, ou seja, tarefas distintas que executam determinadas funções dentro do mesmo programa.

 
As vantagens do uso deste tipo de sistema são a redução do tempo de resposta das aplicações, além dos custos reduzidos devido ao compartilhamento dos recursos do sistema entre as diferentes aplicações.

Sem comentários:

Enviar um comentário